Aldeias Históricas de Portugal é uma Associação de Desenvolvimento Turístico, de direito privado e sem fins lucrativos. Criada em 2007, tem como objecto promover o desenvolvimento turístico da Rede "Aldeias Históricas de Portugal" da qual fazem parte Almeida, Arganil, Belmonte, Celorico da Beira, Fundão, Figueira de Castelo Rodrigo, Idanha-a-Nova, Mêda, Sabugal e Trancoso.

Entre outros, a Associação tem como principas objetivos e atribuições:

  • Gerir e promover a Marca "Aldeias Históricas de Portugal";
  • Qualificar o produto turístico das aldeias históricas, através da definição de uma estratégia concertada de atuação e promoção, e do desenvolvimento de produtos turísticos;
  • Apoiar o desenvolvimento de uma política de incentivos aos investidores que desejem investir na região e concertá-la com as instituições públicas e privadas que possam estar envolvidas;
  • Promover iniciativas de animação cultural e divulgação do património das Aldeias;
  • Contribuir para a melhoria da qualidade de vida local e para a diversificação e dinamização da atividade económica, nomeadamente na área do turismo e promover ações de qualificação e divulgação do património cultural, bem como a qualificação dos recursos humanos e outras.

A Associação Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal (ADTAHP) é a entidade gestora da marca turística, contando com parceiros públicos e privados. Esta abordagem mista permite uma melhor comunicação entre todos os stakeholders do território e o desenvolvimento de ações orientadas para satisfazer as necessidades existentes e percebidas pelos agentes locais. Com sede em Belmonte, a ADTAHP permite uma centralidade mais justa e um reconhecimento concreto de cada especificidade de cada aldeia e concelho.